Desenvolver o costume de planejar suas refeições não é diferente de fazer qualquer outra mudança positiva em sua vida. É preciso começar aos poucos, com pequenas alterações na rotina, para que o novo hábito seja sustentável.
Por exemplo: uma boa forma é dar o primeiro passo planejando apenas algumas refeições ou lanches para a semana seguinte. Eventualmente, você descobrirá quais estratégias de planejamento funcionam melhor e poderá incrementar seu plano, adicionando mais refeições e adequando seus horários.
Confira algumas dicas práticas para fazer essa transição de forma tranquila:
CONSIDERE CADA GRUPO DE ALIMENTOS
Seja preparando as refeições para uma semana, um mês ou apenas alguns dias, é importante garantir o equilíbrio em todas elas.
O plano de refeições mais saudável enfatiza os alimentos integrais, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais, proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis, limitando as fontes de grãos refinados, açúcares adicionados e excesso de sal.
Enquanto você seleciona suas receitas favoritas, pense em cada um desses grupos de alimentos. Se algum deles estiver faltando, verifique quais podem ser as alternativas para complementar cada prato. Com a ajuda de especialistas, essa tarefa fica mais fácil.
INVISTA EM RECIPIENTES DE ARMAZENAMENTO DE QUALIDADE
Os recipientes de armazenamento são uma das ferramentas de preparação de refeições mais essenciais. Pois é, vale a pena separar um dinheirinho pra investir em um conjunto de tupperware.
Para definir qual o melhor recipiente para cada caso, considere o uso que você fará dele. Se você for congelar e aquecer no microondas, certifique-se de escolher recipientes seguros para isso.
Além disso, vale lembrar que o tamanho da louça pode afetar suas porções, então preze por potes adequados à quantidade de comida que você vai ingerir – 100 gramas, 200 gramas, etc.
Os recipientes de vidro são eco-friendly e seguros para uso no microondas. Eles estão amplamente disponíveis nas lojas físicas e online, sendo a melhor pedida para a maioria dos casos.
ABASTEÇA PRIMEIRO A DESPENSA
Antes de se sentar para fazer o seu planejamento de refeições, faça um inventário do que você já tem à mão.
Examine todas as áreas de armazenamento de alimentos, incluindo a despensa, o freezer e a geladeira, e tome nota de qualquer alimento específico que você queira ou precise consumir.
Fazer isso ajuda você a se inspirar através da comida que você já tem, reduz o desperdício e impede que você compre desnecessariamente as mesmas coisas várias vezes.
ACOMPANHE E REGISTRE SUAS REFEIÇÕES FAVORITAS
Pode ser frustrante esquecer uma receita que você amou. Ou pior – esquecer o quanto você não gostou de uma receita, apenas para fazê-la novamente e sofrer uma segunda vez.
Evite esses problemas culinários, mantendo um registro contínuo de suas refeições e selecionando quais te agradaram e quais não.
Também é útil manter anotações de quaisquer alterações feitas em uma receita específica, para que você possa desenvolver suas habilidades culinárias e variar cada vez mais nos pratos!
SEMPRE VÁ AO SUPERMERCADO COM UMA LISTA (OU FAÇA COMPRAS ONLINE)
Ir ao supermercado sem uma lista de compras só contribui para perder tempo e acabar comprando muitas coisas de que você não precisa.
Ter uma lista ajuda você a manter o foco e resistir a comprar alimentos que você não tem planos de usar apenas porque estão na promoção.
Dependendo de onde você mora, algumas redes de supermercados maiores oferecem a opção de fazer compras online e pegar suas compras em um horário determinado ou pedir para entregá-las.
Geralmente, é cobrada uma taxa por esses serviços, mas eles podem ser uma ótima ferramenta para economizar tempo e evitar as longas filas e distrações que você provavelmente encontrará no mercado.