O que é a biomassa de banana verde?
Quando as bananas verdes são cozidas dentro de suas cascas, a polpa (ou biomassa) da banana torna-se um amido resistente, conferindo-lhe propriedades semelhantes às da fibra dietética insolúvel. Isso significa que, uma vez consumida, a biomassa não é absorvida no trato intestinal e, em vez disso, fermenta enquanto faz o seu caminho através do intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta durante o processo. Esses ácidos graxos de cadeia curta são uma fonte direta de energia para a produção de nossas bactérias intestinais benéficas, fundamentais para um sistema imunológico e digestivo saudável.
Além disso, a biomassa também cria um ambiente saudável para as bactérias benéficas viverem, auxiliando na manutenção da mucosa da parede intestinal. Essa parede tão importante não apenas garante a absorção de nutrientes dos alimentos que ingerimos, mas também impede que substâncias destrutivas que escapam para a corrente sanguínea possam resultar em alergias e inflamações. Em outras palavras, a biomassa banana de verde ajuda a proporcionar um lar seguro para que nossa microflora intestinal benéfica seja produzida, viva e faça seu trabalho com eficiência.
Mas os benefícios para a saúde atrelados à biomassa de banana de verde não param aí: ao contrário de muitos outros alimentos ricos em amido, ela é de baixo índice glicêmico, o que significa que é ótima aliada da gestão do peso corporal e para o controle do desejo de açúcar. Uma vez digerida, a glicose da biomassa é liberada na corrente sanguínea de forma lenta e gradual, o que significa que há menos requerimentos para a insulina e você evita, efetivamente, um pico nos níveis de glicose, que pode ser seguido pelo armazenamento de gordura.
Por conta disso, a biomassa de banana verde tem se mostrado uma importante combatente da diabetes tipo 2.
Biomassa de banana verde e diabetes tipo 2
Em um estudo recente que analisa os possíveis benefícios do consumo de biomassa de banana verde por indivíduos pré-diabéticos ou diabéticos, na faixa dos 18 aos 85 anos, observou-se que a inclusão da biomassa de banana verde em uma dieta regulada por seis meses resultou em:
redução no peso corporal;
redução do índice de massa corporal;
redução da circunferências de cintura e quadril;
redução da pressão arterial diastólica;
diminuição nos níveis de glicose;
diminuição na massa gorda;
aumento percentual de massa magra;
Ainda de acordo com o estudo, a substituição de carboidratos simples por fontes de amidos resistentes, em indivíduos com condições diabéticas, pode ser uma estratégia dietética eficaz para prevenir complicações secundárias da hiperglicemia. Isso porque, como vimos, ele é processado de modo que não aumenta os níveis de açúcar no sangue ou tira o corpo do estado de cetose, mas ainda provoca saciedade e pode ser facilmente incluído em uma dieta prazerosa e saudável.
Como consumir a biomassa de banana verde
A biomassa de banana verde pode ser utilizada como substituinte em boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite ou qualquer outro espessante, sem alterar o sabor do prato. Ela pode ser adicionada a sucos, cozidos e molhos, por exemplo.
Quando a biomassa de banana verde é feita em casa, ela pode ser guardada na geladeira por 7 dias ou congelada por até dois meses. Para descongelar basta deixar a biomassa em temperatura ambiente ou aquecê-la em banho-maria.
Quer saber como incluir a biomassa de banana verde de forma eficaz na sua dieta? Agende uma visita ao Instituto Mineiro de Nutrologia e venha conversar com nossos especialistas!