O sal é constituído por cerca de 40% de sódio e 60% de cloreto. O sódio é um mineral essencial para a função ideal dos músculos e nervos. Juntamente com o cloreto, também ajuda o corpo a manter um equilíbrio adequado de água e minerais.
No entanto, apesar de suas funções essenciais, a ingestão de muito sal pode ter efeitos desagradáveis, tanto a curto quanto a longo prazo.
Efeitos a curto prazo de comer muito sal
Comer muito sal ao mesmo tempo, em uma única refeição ou durante um dia, pode ter algumas conseqüências a curto prazo.
Retenção de água
Primeiro, você pode perceber que se sente mais inchado ou inchado do que o normal. Isso acontece porque seus rins desejam manter uma proporção específica de sódio/água em seu corpo. Para fazer isso, eles retêm água extra para compensar o sódio extra que você ingeriu. Esse aumento da retenção de água pode resultar em inchaço, especialmente nas mãos e pés, e pode fazer com que você pese mais que o normal.
Aumento da pressão arterial
Uma refeição rica em sal também pode fazer com que um volume maior de sangue flua através dos vasos sanguíneos e artérias. Isso pode resultar em um aumento temporário da pressão arterial.
Mas não são efeitos apresentados em todos. Pensa-se que a sensibilidade de uma pessoa ao sal seja influenciada por fatores como genética e hormônios. O envelhecimento e a obesidade também podem amplificar os efeitos de aumento da pressão arterial de dietas ricas em sal.
Sede intensa
Comer uma refeição salgada também pode causar uma boca seca ou muita sede. Incentivar você a beber é outra maneira pela qual seu corpo tenta corrigir a proporção de sódio/água.
O resultado pode fazer com que você urine mais do que o habitual. Por outro lado, deixar de consumir líquidos após a ingestão de grandes quantidades de sal pode fazer com que os níveis de sódio do seu corpo subam acima de um nível seguro, resultando em uma condição conhecida como hipernatremia.
A hipernatremia pode causar a infiltração de água nas células e no sangue, na tentativa de diluir o excesso de sódio. Se não tratada, essa mudança de fluidos pode resultar em confusão, convulsões, coma e até morte. Outros sintomas da hipernatremia incluem inquietação, dificuldades respiratórias e de sono e diminuição da micção.
Efeitos a longo prazo de comer muito sal
Comer muito sal por um longo período de tempo pode trazer vários problemas de saúde.
Pode aumentar a pressão sanguínea
Pesquisas sugerem que dietas ricas em sal aumentam significativamente a pressão sanguínea e que a redução do teor de sal da dieta de uma pessoa pode ajudar a diminuir seus níveis de pressão arterial.
Por exemplo, uma grande publicação aponta que uma redução na ingestão de sal de 4,4 gramas por dia pode reduzir a pressão arterial sistólica e diastólica (os números superior e inferior de uma leitura) em até 4,18 mm Hg e 2,06 mm Hg, respectivamente. No entanto, as reduções observadas foram quase duas vezes maiores em indivíduos com pressão alta, em comparação com aqueles com pressão arterial na faixa normal.
Pode aumentar o risco de câncer de estômago
Vários estudos vinculam uma dieta rica em sal a um maior risco de câncer de estômago.
Uma publicação incluindo mais de 268.000 participantes sugere que aqueles com ingestão mediana de sal de 3 gramas por dia podem ter um risco 68% maior de câncer de estômago do que aqueles com ingestão mediana de sal de 1 grama por dia.
O mecanismo por trás do efeito do sal no câncer de estômago não é totalmente compreendido. No entanto, os especialistas acreditam que dietas ricas em sal podem tornar uma pessoa mais vulnerável ao câncer de estômago, causando úlceras ou inflamação do revestimento do estômago.
O que fazer se você come muito sal
Existem algumas maneiras pelas quais você pode ajudar seu corpo a compensar uma refeição com muito sal.
Primeiro, certifique-se de beber quantidades suficientes de água para ajudar seu corpo a recuperar a proporção desejada de sódio/água.
Você também pode tentar ingerir alimentos ricos em potássio, como frutas, verduras, legumes, nozes, sementes e laticínios. Juntamente com o sódio, o potássio é um nutriente que desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio de fluidos do seu corpo.
Finalmente, você pode tentar reduzir a quantidade de sal que consome em outras refeições. Lembre-se de que 78 a 80% do sal que você come provém de alimentos processados ou refeições em restaurantes.
Concentrar seus esforços no consumo de alimentos mais frescos e minimamente processados é provavelmente a melhor opção ao tentar reduzir a quantidade de sal que você come.
Conclusão
Comer muito sal pode ter uma variedade de efeitos. A curto prazo, pode causar inchaço, sede intensa e um aumento temporário da pressão arterial. Em casos graves, também pode levar à hipernatremia, que, se não tratada, pode ser fatal.
A longo prazo, dietas ricas em sal podem causar aumento da pressão arterial e aumentar o risco de câncer de estômago e doenças cardíacas. Algumas pessoas podem ser afetadas pela alta ingestão de sal mais severamente do que outras.
Para compensar uma refeição rica em sal, tente beber mais água e ingerir alimentos ricos em potássio.