Caminhar depois de comer é bom?

Caminhar depois de comer é bom?

Caminhar depois de comer é bom?

Tomar um cafezinho ou pedir a sobremesa são dois hábitos bem comuns depois de uma refeição. Mas existe um terceiro que pode fazer muito bem à saúde: caminhar por 15 minutos depois de sair da mesa, revela o HuffPost Brasil.

Fazer uma caminhada leve depois de comer pode reduzir o nível de açúcar no sangue – e é mais efetivo do que fazer uma caminhada de 45 minutos, aponta um estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Universidade George Washington. 

E os maiores benefícios foram verificados à noite, quando o consumo de carboidratos costuma ser mais alto e as pessoas tendem a ser mais sedentárias. Além de diminuir a glicemia, ela ajuda na digestão e na manutenção da saciedade, o que contribui para a redução de peso.

Ajuda na digestão

Um grande benefício associado à caminhada após refeição é uma melhor digestão. O movimento do corpo promove a estimulação do estômago e dos intestinos, fazendo com que os alimentos se movimentem mais rapidamente.

Além disso, atividade física baixa a moderada pode ter um efeito protetor no trato gastrointestinal, além de prevenir  doenças como úlceras pépticas, azia, síndrome do intestino irritável, doença diverticular, prisão de ventre e câncer colorretal.

Pode ajudar a gerenciar os níveis de açúcar no sangue

Outro benefício notável de caminhar depois de comer é o melhor gerenciamento de açúcar no sangue. Isso é particularmente importante para pessoas com diabetes tipo 1 e 2, reduzindo assim a quantidade de insulina ou medicamentos necessários.

Um estudo de 2016 feito com pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que caminhar leve por 10 minutos após cada refeição era superior do que caminhar por 30 minutos a qualquer momento do dia para o gerenciamento de açúcar no sangue.

Reduz o risco de doença cardíaca

Durante décadas, a atividade física tem sido associada à saúde do coração. Mais especificamente, o exercício regular pode diminuir a pressão arterial e o colesterol, além de reduzir o risco de derrame ou ataque cardíaco.

Um estudo sugere que várias pequenas sessões de exercícios ao longo do dia podem ser superiores a uma sessão contínua de exercícios para reduzir os triglicerídeos no sangue, um fator de risco para doenças cardíacas.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (DHHS) recomenda 30 minutos de exercícios de intensidade moderada pelo menos 5 dias por semana e, simplesmente, completando três caminhadas de 10 minutos por dia após as refeições.

É uma forte aliada da perda de peso

Para perder peso, você deve estar com um déficit calórico, o que significa que você queima mais calorias do que ingere. Caminhar após as refeições pode aproximá-lo de um déficit calórico que, se mantido de forma consistente, pode ajudar na perda de peso.

Pode causar dor de estômago

Andar depois de comer tem pouquíssimos efeitos colaterais negativos associados, mas há um que deve ser mencionado. Algumas pessoas podem sentir uma dor de estômago ao caminhar depois de comer, com sintomas como indigestão, diarréia, náusea, gás e inchaço.

Isso pode acontecer quando os alimentos que foram consumidos recentemente se movimentam no estômago, criando um ambiente menos do que o ideal para a digestão. Se você tiver algum destes sintomas, tente esperar 10 a 15 minutos após as refeições antes de caminhar e mantenha a intensidade da caminhada baixa.

A melhor hora para caminhar

Com base estudos reunidos, o momento ideal para caminhar parece ser imediatamente após uma refeição. No momento, seu corpo ainda está trabalhando para digerir os alimentos que você comeu, permitindo que você obtenha benefícios como uma digestão aprimorada e outros diversos para o equilíbrio da saúde.

Passear depois do jantar pode ser um ótimo começo. Comece andando por 10 minutos e depois aumente a duração conforme tolerado. Essa duração facilita a adaptação durante o dia sem afetar muito a sua programação.

Ao concluir três caminhadas de 10 minutos por dia, por exemplo, você pode acumular facilmente 30 minutos de atividade física diária.

Mas lembre-se, durante o processo de digestão inicial após uma refeição, você corre um risco maior de ficar com dor de estômago se você se exercitar com muita intensidade. Portanto, mantenha a intensidade baixa a moderada – almeje uma freqüência cardíaca elevada sem ficar sem fôlego.

Algumas pessoas podem reagir de maneira diferente à caminhada após as refeições, por isso é importante começar com uma intensidade mais baixa se você ainda não tem o hábito de atividade física frequente.

Conclusão

Os principais benefícios incluem melhor digestão, saúde do coração, controle de açúcar no sangue, pressão arterial regulada e perda de peso.

Começando com caminhadas de 10 minutos de intensidade moderada a baixa após as refeições principais, você pode obter esses benefícios com um baixo risco de efeitos colaterais negativos.

Embora a intensidade seja geralmente baixa, é importante verificar com seu médico antes de iniciar um regime de exercícios se você tiver alguma condição preexistente.

Veja também

Deixar uma resposta