A farinha de coco é uma excelente alternativa à farinha de trigo.
Além de seu perfil nutricional impressionante, a farinha de coco pode oferecer vários benefícios que incluem a promoção da estabilidade do açúcar no sangue, melhor digestão, saúde do coração e até perda de peso.
Neste artigo, examinamos mais a fundo o ingrediente, seus benefícios e como ela se compara a produtos similares. Acompanhe!
O que é farinha de coco?
A farinha de coco é feita da polpa de coco seca e moída. Sua origem se deu nas Filipinas, onde foi produzida pela primeira vez como um subproduto do leite de coco.
Durante a fabricação, os cocos são, primeiramente, abertos e drenados. A “carne” do coco é então raspada, enxaguada, ralada e coada para separar os sólidos do leite de coco. Tais sólidos são cozidos a baixa temperatura até secar, antes de serem moídos na forma de farinha.
O pó branco resultante é semelhante à farinha de trigo e apresenta um sabor suave e praticamente imperceptível.
A farinha de coco não contém glúten
A farinha de coco não contém glúten, tornando-se uma ótima opção para pessoas com certas condições, como doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade não-celíaca ao glúten.
Além disso, é naturalmente livre de grãos, tornando-se uma escolha popular para pessoas que seguem dietas sem grãos, como a dieta paleo.
Benefícios da farinha de coco
A farinha de coco tem um perfil nutricional diversificado e pode oferecer uma série de benefícios para a saúde.
Dito isso, poucos estudos examinaram diretamente a farinha de coco. Seus benefícios potenciais são baseados em pesquisas sobre seus nutrientes ou compostos benéficos. Veja alguns a seguir:
Rica em nutrientes e gorduras benéficas
A farinha de coco oferece uma variedade de nutrientes, incluindo gorduras saudáveis. Uma porção de 1/4 xícara (30 gramas) contém:
-
Calorias: 120
-
Carboidratos: 18 gramas
-
Açúcar: 6 gramas
-
Fibra: 10 gramas
-
Proteína: 6 gramas
-
Gordura: 4 gramas
-
Ferro: 20% do valor diário
Além de ser muito rica em fibras, a farinha de coco fornece triglicerídeos de cadeia média (MCTs) e ferro à base de plantas. Os MCTs são um tipo de gordura associada a vários benefícios, como perda de peso, proteção contra bactérias e vírus, e melhora da saúde do cérebro e do coração.
Mantém os açúcares no sangue estáveis
A farinha de coco é repleta de fibras, o que pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Uma porção de 1/4 xícara (30 gramas),por exemplo, fornece 40% do valor diário para fibras.
Isso pode ser considerado um benefício porque alimentos ricos em fibras ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea.
Ela é também apresenta baixo índice glicêmico (IG), o que significa que pães e bolos feitos a partir desta farinha têm menor probabilidade de aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Pode promover uma digestão saudável
O alto teor de fibra da farinha de coco também pode beneficiar sua digestão.
A maior parte de sua fibra é insolúvel, o que aumenta o volume das fezes e ajuda a movimentar a comida suavemente através do intestino, reduzindo a probabilidade de constipação. Além disso, a farinha de coco possui pequenas quantidades de fibras solúveis e outras fibras fermentáveis, que alimentam as bactérias benéficas em seu intestino.
Pode melhorar a saúde do coração
Pesquisas mostram que o consumo diário de 15 a 25 gramas de fibra de coco pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total em 11%, o colesterol LDL (“ruim”) em 9% e os triglicerídeos no sangue em até 22%.
Além disso, a farinha de coco fornece ácido láurico, um tipo de gordura que ajuda a matar as bactérias responsáveis pelo acúmulo de placa nas artérias, comumente associadas a doenças cardíacas.
No entanto, outros estudos sugerem que o ácido láurico pode não ter efeito ou mesmo elevar o LDL, portanto seu efeito pode variar de indivíduo para indivíduo. Nesse caso, vale consultar um especialista.
Pode ajudar você a perder peso
A farinha de coco pode ajudá-lo a perder peso porque oferece fibras e proteínas, dois nutrientes que tendem a aumentar a sensação de saciedade.
Além disso, a farinha de coco contém MCTs (triglicerídeos de cadeia média), que são menos propensos a serem armazenados como gordura porque viajam diretamente para o fígado, onde são usados para produção de energia.
MCTs também podem reduzir o apetite e são processados pelo seu corpo de forma diferente das gorduras de cadeia mais longa encontradas em alimentos como azeitonas e nozes. Essa diferença pode ajudar você a queimar um pouco mais de calorias.
No entanto, o efeito é provavelmente pequeno. Em uma revisão de 13 estudos, a substituição de gorduras de cadeia mais longa por TCMs ajudou os participantes a perder apenas 0,5 kg em média, ao longo de 3 semanas ou mais.
Tenha em mente que os efeitos da perda de peso desse composto geralmente exigem consumir quantidades muito maiores do que as normalmente disponíveis na farinha de coco.
Pode matar vírus e bactérias prejudiciais
Como vimos, a farinha de coco é rica em ácido láurico, um tipo de gordura que pode combater certas infecções.
Uma vez ingerido, o ácido láurico forma um composto conhecido como monolaurina. Pesquisas em tubos de ensaio mostram que o ácido láurico e a monolaurina podem matar vírus, bactérias e fungos prejudiciais, sendo especialmente eficazes contra infecções causadas por determinadas bactérias e leveduras.
No entanto, mais pesquisas são necessárias em humanos para que se tenha maior noção desse benefício.
Conclusão
A farinha de coco pode ser uma ótima substituta da farinha de trigo tanto para pessoas com condições celíacas quanto para aquelas que desejam desfrutar dos benefícios nutricionais desse importante alimento de forma mais significativa no dia a dia.
Porém, é sempre importante consultar um nutrólogo de confiança para saber a melhor forma de inseri-la na sua dieta.
Agende sua visita ao Instituto Mineiro de Nutrologia e venha bater um papo com nossos especialistas!