Qual a diferença entre exceção e furo na dieta?

furo-na-dieta

Qual a diferença entre exceção e furo na dieta?

Quem procura manter um estilo de vida mais saudável sabe da importância de uma alimentação regulada. Por isso, é comum que festas, happy hours ou almoços na casa da família venham acompanhadas de culpas e incertezas, podendo transformar as celebrações e encontros que deveriam ser alegres e despreocupados em um estresse para aqueles que têm um compromisso com sua saúde. 

 

Mas vamos ser sinceros: é bem difícil encontrar alguém que consiga se manter os 365 dias do ano dentro da dieta, especialmente se ela for muito restrita.

 

A boa notícia é que existe diferença entre a exceção justificada e as “escapadinhas”.

O que é exceção e o que é furo na dieta?

 

Você já deve ter ouvido falar do “cheat day”, ou “dia do lixo” – um dia da semana em que você se autoriza a sair da dieta e comer algumas besteiras, como um doce mais calórico ou uns pedaços de pizza.

 

Ainda que pareça excepcional, a princípio, o fato de configurar um comportamento que se repetirá toda semana pode transformar o “dia do lixo” em um hábito nocivo. Pior: cria-se a ideia de que sair da dieta é uma forma de recompensa.

 

Assim, as chances de que essas escapadinhas se repitam em uma frequência cada vez maior, interferindo de forma expressiva no seu plano nutrológico, são consideravelmente altas. 

 

Por outro lado, aniversários, casamentos ou p Natal, por exemplo, não são festividades que comemoramos uma vez por semana. São ocasiões raras e tradicionais, ou seja, existe um motivo especial que não está atrelado exclusivamente à noção de compensar o seu esforço.

 

E, justamente por acontecerem sob circunstâncias únicas, é improvável que essas exceções se tornem hábito, além de o impacto sobre sua dieta, como um todo, ser menor. 

 

Afinal, é pura questão de lógica: uma exceção que acontece toda semana não é bem uma exceção, não é mesmo? Mas, se ela acontece uma vez ao ano, pode ser considerada uma ressalva sem problemas.

 

Perceba, então, que quando falamos de estratégia não tem a ver com planejar a exceção, em si, mas saber de que forma ela vai te afetar e preparar seu corpo e sua mente para equilibrar seus efeitos. 

 

Também é importante que seu cérebro não leia esse pequeno desvio como um deslize ou como uma regalia, mas como um comportamento específico de uma data específica. 

 

Assim, contornando a culpa e o seu sistema de recompensas, fica mais fácil tratar as festividades de forma isolada, sem diminuir sua importância. 

 

Como fazer a exceção funcionar dentro da dieta?

 

De qualquer forma, saiba que é possível se planejar, dentro dessas ocasiões, para minimizar sua interferência na dieta. Basta ter parcimônia:

 

Evite excessos

 

Independentemente da ocasião, não extrapole. Planeje suas porções para que seja possível comer um pouco de tudo o que você estiver a fim, sem se entuchar

 

O mesmo vale para bebidas alcoólicas: pode tomar a sua cervejinha ou um vinho, mas sempre em quantidades moderadas.

 

Faça as escolhas mais saudáveis possíveis 

 

Embora não seja necessário, nessas datas especiais, se preocupar tanto com a dieta, ainda é importante que você cuide da sua saúde. Por isso, sempre que possível, opte pelo mais saudável.

 

Evite refrigerantes e sucos industrializados, frituras ou sobremesas com muito açúcar

 

Não havendo alternativa, não se preocupe: pode consumir o que for servido, mas sem se esquecer do item anterior.

 

Retome sua rotina logo em seguida

 

É muito comum emendarmos festividades ou celebrações próximas como um intervalo único e prolongado. Por exemplo, se você tiver um casamento e um aniversário na mesma semana, pode ser tentador abrir exceção para a semana inteira. Mas o ideal é tratar cada festividade como intervalos separados. 

 

Como dissemos, essas ocasiões devem ser encaradas isoladamente, então é importante que elas não se estendam para além do necessário. Retorne à sua jornada assim que a celebração chegar ao fim. 

 

Divirta-se!

 

Ter um estilo de vida saudável requer esforço diário e, muitas vezes, implica em fazer alguns sacrifícios. Porém, sua dieta não deve ser encarada como um castigo ou motivo de estresse.

 

É perfeitamente razoável abrir algumas exceções em datas comemorativas se no restante do ano você se compromete ao seu plano alimentar. 

 

Por isso, aproveite as celebrações e divirta-se ao lado de quem você ama sem culpa e sem receios!

 

E não deixe de entrar em contato e fazer uma visita à nossa equipe de especialistas para saber como adequar a sua alimentação ao seu dia a dia! Vamos adorar te receber!

Veja também

Deixar uma resposta