As dietas detox ganharam popularidade como uma estratégia mais eficaz para “limpar o corpo” de toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde e promover o emagrecimento.
Geralmente, ela consiste em um período de restrição a alimentos sólidos, que serão substituídos por sucos, sopas, chás e afins, podendo durar um dia ou mais, dependendo do objetivo e de quem a faça.
Porém, é importante atentar para algumas ressalvas que tendem a ser ignoradas em meio a toda a propaganda. Embora ela tenha, sim, seus prós, não é qualquer um que pode aderir a uma dieta detox e os prazos, bem como as restrições, não devem jamais ser estabelecidos aleatoriamente ou por qualquer outra pessoa que não um profissional de saúde.
Eis alguns pontos que vale a pena destacar:
A dieta detox não ajuda a emagrecer de forma saudável
Por focar em frutas, legumes e verduras, e, muitas vezes, se limitar à ingestão de líquidos, quem adere a uma dieta detox naturalmente acaba perdendo alguns quilinhos.
Isso significa que ela é uma dieta eficaz para o emagrecimento saudável? Não.
A reeducação alimentar, isto é, um plano nutrológico balanceado e adequado às suas individualidades, é o melhor caminho para benefícios a longo prazo, incluindo o emagrecimento e a manutenção do peso ideal. Mesmo que com a dieta detox você perca um pouco de peso, ele será facilmente recuperado depois.
Além disso, devido às restrições de alimentos, ocorre, também, uma restrição de nutrientes, razão pela qual não é recomendado que a dieta se estenda por um longo período.
A dieta detox não “limpa o corpo”
Ela só acelera o processo de excreção.
Um corpo saudável lida naturalmente com essas “substâncias tóxicas” — que, geralmente, são álcool, resíduos de medicamentos ou excessos alimentares —, de modo que os potenciais benefícios, aqui, têm viés imediato. No máximo, ela contribui para o balanceamento temporário do sistema digestivo e excretório.
Porém, se você segue um plano alimentar equilibrado, e conta com um estilo de vida saudável, ele se autorregula.
Outro ponto importante de destacar é que uma “dieta detox” apropriada não exclui nutrientes, pois o corpo precisa tanto de vitaminas, minerais e antioxidantes quanto de carboidratos, proteínas e gorduras para se manter saudável.
Assim, se você quer um corpo “limpo” e funcional, não deve se limitar ao consumo de verduras e frutas, mesmo que por um curto período, pois isso não é sinônimo de boa alimentação.
O ideal é seguir um planejamento alimentar que equilibre a ingestão dos nutrientes de acordo com as suas necessidades, que deve ser feito por um profissional.
Conclusão
Isso significa que você deve banir os sucos detox da sua vida? Não!
Sucos saudáveis são sempre uma boa pedida para quem quer nutrir o corpo. Porém, não espere que eles façam milagres.
Além disso, é sempre importante conversar com um especialista antes de aderir a qualquer mudança na sua alimentação. Mas nós estamos aqui para te ajudar! Agende sua visita ao nosso consultório e venha bater um papo conosco!