Zero-carb: o que você precisa saber sobre essa dieta para perda de peso!

zero-carb

Zero-carb: o que você precisa saber sobre essa dieta para perda de peso!

Uma dieta zero-carb é uma versão extrema da dieta low-carb. Ela elimina quase todos os carboidratos, incluindo grãos integrais, frutas e a maioria dos vegetais.

 

Mas se por um lado estudos mostram que diminuir a ingestão de carboidratos pode te ajudar a perder peso e beneficiar sua saúde, eliminar completamente os carboidratos é uma escolha altamente restritiva e provavelmente desnecessária.

 

Vamos avaliar melhor seus prós e contras? Acompanhe!

 

O QUE É A DIETA ZERO-CARB?

 

A dieta zero-carb elimina os carboidratos tanto quanto possível.

 

Carboidratos são a principal fonte de energia do seu corpo. Eles são encontrados em grãos, feijões, legumes, frutas, legumes, leite, iogurte, massas, pães e assados, por exemplo;

 

Portanto, quem segue uma dieta sem carboidratos deve evitar a maioria desses alimentos e, em vez disso, comer alimentos que contenham principalmente proteínas ou gorduras, como carnes, peixes, ovos, queijo, óleos e manteiga.

 

Mas não há uma regra estrita para uma dieta zero-carb. Alguns praticantes, por exemplo, comem nozes e sementes, vegetais sem amido e frutas com alto teor de gordura, como abacate e coco. Mesmo que esses alimentos tenham alguns carboidratos, eles são ricos em fibras. Portanto, eles têm apenas um pequeno número de carboidratos líquidos, que é calculado subtraindo a quantidade de fibra do número total de carboidratos.

 

Sendo assim, uma dieta zero-carb se assemelha a uma dieta cetogênica, que limita a ingestão de carboidratos a menos de 30 gramas por dia e incentiva você a obter 70% ou mais de suas calorias diárias através da gordura. Porém, dependendo do seu estilo de vida, uma dieta sem carboidratos pode ser mais restritiva do que a cetogênica.

 

A DIETA ZERO-CARB AJUDA A PERDER PESO?

 

Em geral, reduzir a ingestão de carboidratos ajuda a perder peso.

 

Isso porque a substituição de carboidratos por proteína ou gordura pode ajudar você a se sentir mais satisfeito e a consumir menos calorias, o que, por sua vez, promove perda de peso.

 

Além disso, dietas com muito pouco carboidrato promovem uma rápida perda de peso nas primeiras semanas devido a uma rápida queda na quantidade de água no seu corpo. Isso ocorre porque cada grama de carboidratos contém aproximadamente três gramas de água em seu corpo.

 

Um estudo em 79 adultos obesos constatou que, ao longo de 6 meses, aqueles que restringiram a ingestão de carboidratos para menos de 30 gramas por dia perderam cerca de 4 kg mais do que aqueles que restringiram a gordura a menos de 30% das calorias diárias.

 

Outros estudos apresentam resultados semelhantes e sugerem que dietas baixas em carboidratos, ou cetogênicas, por mais de 12 meses, pode resultar em perda de peso mais eficaz em comparação com dietas com baixo teor de gordura.

 

No entanto, o tema é controverso. Alguns estudos descobriram que as dietas com pouco carboidrato não são mais eficazes para a perda de peso a longo prazo do que outros métodos alimentares que também reduzem a ingestão calórica em geral, como dietas com baixo teor de gordura.

 

Com esses resultados em mente, seguir uma dieta sem carboidratos provavelmente resultaria em perda de peso, pelo menos a curto prazo, mas mantê-la a longo prazo pode ser complicado e não se diferenciar muito de outros tipos de dieta.

 

O QUE COMER EM UMA DIETA ZERO-CARB?

 

Alimentos que são normalmente permitidos em uma dieta sem carboidratos incluem:

 

Carne e produtos animais com baixo teor de carboidratos: frango, carne bovina, peru, cordeiro, veado, bisonte, carne de porco, ovos, manteiga, banha de porco, queijo

 

Frutos do mar: salmão, tilápia, bacalhau, camarão, sardinha, arenque, caranguejo

 

Temperos: ervas e especiarias

 

Bebidas com zero calorias: água, café preto e chás

 

Algumas nozes e sementes: amêndoas, nozes, sementes de abóbora, sementes de girassol, pistache, castanha de caju

 

Vegetais sem amido (aqueles com baixo teor de carboidratos): brócolis, abobrinha, pimentão, couve-flor, verduras, nabo, nabos, couve de bruxelas, aspargos, cogumelos

 

Frutas com alto teor de gordura: coco, abacate

 

O QUE EVITAR EM UMA DIETA ZERO-CARB?

 

Uma dieta sem carboidratos é altamente restritiva e elimina vários grupos de alimentos, tais como:

 

Grãos: arroz, farro, cevada, quinoa, trigo, pão, macarrão

 

Doces e produtos de panificação: bolos, biscoitos, doces, refrigerantes, bebidas açucaradas

 

Frutas: maçãs, laranjas, bananas, bagas, kiwi, pêra

 

Vegetais ricos em amido: ervilhas, milho, abóbora, batatas

 

Feijões e leguminosas: feijão preto, feijão, grão de bico, lentilhas

 

Laticínios: leite e iogurte

 

Condimentos com adição de açúcar: ketchup, molho de churrasco, molhos de salada

 

Álcool: cerveja, vinho, licor, bebidas mistas açucaradas

 

CONCLUSÃO

 

Uma zero-carb elimina quase todos os carboidratos e estimula a alta ingestão de gordura e proteína. Se seguida, ela pode contribuir para a perda de peso, a saúde do coração e o controle do açúcar no sangue. No entanto, não é necessário cortar todos os carboidratos para experimentar esses benefícios.

 

Além disso, esta dieta pode reduzir os níveis de energia e aumentar o risco de deficiências nutricionais.

 

Em vez disso, preze por seguir uma dieta equilibrada com uma variedade de alimentos, a menos que estritamente necessária a restrição.

 

Agende uma visita e conte com a nossa equipe para elaborar o melhor plano de acordo com o seu estilo de vida! Esperamos você!

Veja também

Deixar uma resposta